
Se ligue. A Festa de Iemanjá, uma das celebrações mais tradicionais de Salvador, deve atrair grande público ao bairro do Rio Vermelho e, por isso, contará com mudanças no trânsito para assegurar a tranquilidade e a segurança do evento religioso. As alterações viárias terão início às 20h do domingo (1º) e seguirão até as 6h da terça-feira (3/2).
A partir das 19h do domingo (1º), terá um bloqueio progressivo de uma faixa de tráfego em razão da “Entrega do Presente Sóródo 2026”, nas seguintes vias: Avenida Presidente Costa e Silva, com saída no estacionamento em frente à Arena Fonte Nova; Avenida Centenário, no trecho às margens do Dique do Tororó; e Avenida Vasco da Gama, no sentido Bonocô, também margeando o Dique, com chegada nas proximidades do Habib’s.
Já a partir das 23h30 do mesmo dia, o fluxo de veículos será interditado na Avenida Vasco da Gama, na faixa esquerda da via que margeia o Dique, no trecho entre o imóvel nº 1049 (casa branca) e a loja Ninja Motos, por conta da “Entrega do Presente de Oxum”.
O estacionamento de veículos será proibido das 20h do domingo (1º) às 6h da terça-feira (3) em diversas vias do bairro, incluindo trechos da Avenida Oceânica, Rua Almirante Barroso, Travessa Bartholomeu de Gusmão, Rua Eurycles de Mattos, Rua da Paciência, Largo de Santana, Largo da Mariquita, Avenida Cardeal da Silva, Rua Oswaldo Cruz, Rua do Canal, entre outras.
No domingo, das 22h até 23h da segunda-feira (2), haverá interdição total do tráfego em ruas como Rua da Paciência, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua João Gomes, Largo da Mariquita, Avenida Cardeal da Silva, Rua Odilon Santos, Rua do Meio, Praça Brigadeiro Faria Rocha, Rua Marquês de Monte Santo, Rua Dr. Antônio Queiroz Muniz, Rua Barro Vermelho e Avenida Juracy Magalhães Júnior, no trecho entre a Rua Oswaldo Cruz e a Rua Potiguares.
Barreiras e desvios
Serão implantadas Barreiras Fixas (BF) a partir das 20h do domingo (1º) em pontos estratégicos, como Rua Odilon Santos com Travessa Basílio de Magalhães, Rua Oswaldo Cruz com Rua Potiguares, Largo da Mariquita com Avenida Juracy Magalhães Júnior, Rua Conselheiro Pedro Luiz com diversas vias do entorno, além de cruzamentos da Avenida Vasco da Gama e da Avenida Oceânica.
A partir das 22h do domingo (1º), entram em funcionamento Barreiras Semifixas (BSF) em trechos como Rua Odilon Santos com Rua Monte Conselho, Avenida Cardeal da Silva com Travessa Prudente de Moraes e Rua Almirante Barroso com Rua Odorico Odilon.
Também haverá desvio do fluxo de veículos, das 22h do domingo até 23h da segunda-feira (2), em pontos da Avenida Oceânica, Avenida Cardeal da Silva, Rua Oswaldo Cruz, Rua Conselheiro Pedro Luiz e Avenida Juracy Magalhães Júnior. Em alguns trechos, como na Avenida Cardeal da Silva com a Rua Coronel José Galdino de Souza, o desvio será exclusivo para ônibus, caminhões e veículos com mais de 6,5 metros de comprimento.
No mesmo período, algumas vias passarão a operar em mão dupla provisória, como Rua Nelson Gallo, Rua Archibaldo Baleeiro, Rua Marquês de Monte Santo (entre a Rua Dr. Antônio Queiroz Muniz e a Rua Odilon Santos) e Rua Odilon Santos (entre a Rua Monte Conselho e a Rua Marquês de Monte Santo).
O estacionamento será permitido, entre 22h do domingo (1º) e 6h da terça-feira (3), em trechos específicos da Avenida Juracy Magalhães Júnior / Rua do Canal, em ambos os sentidos, conforme sinalização no local.
Barreiras móveis
A partir das 6h da segunda-feira (2), serão instaladas Barreiras Móveis (BM) em diversos pontos, incluindo cruzamentos da Rua Oswaldo Cruz, Rua Marquês de Monte Santo, Rua Odilon Santos, Avenida Juracy Magalhães Júnior, Rua Conselheiro Pedro Luiz, Avenida Vasco da Gama, Avenida Cardeal da Silva e Rua da Paciência.
A Transalvador orienta que os condutores redobrem a atenção à sinalização provisória e, sempre que possível, utilizem rotas alternativas durante o período das intervenções.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

