
Olha aí. Pela primeira vez em sua história, o Carnaval de Salvador contará com um sistema de videomonitoramento e telegestão em tempo real focado exclusivamente na rede elétrica. A iniciativa, que será implementada na folia de 2026, visa identificar e corrigir falhas de forma imediata, evitando os temidos apagões nos circuitos.
Para viabilizar a operação, foram instaladas 30 controladoras equipadas com a tecnologia NB-IoT (Narrowband IoT) em pontos estratégicos dos circuitos oficiais e nas principais vias de acesso.
O novo sistema permite que a central de controle detecte variações de tensão, falta de energia ou qualquer anomalia na rede no exato momento em que ocorrem. A abrangência da medida inclui tanto a iluminação pública convencional da cidade quanto as estruturas de reforço montadas especificamente para os dias de festa.
A tecnologia NB-IoT já havia sido submetida a um teste de estresse bem-sucedido durante o último Festival Virada Salvador, no Réveillon, e agora será escalada para a maior festa popular do planeta.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Betto Jr./Secom PMS

