
Êta. O Ministério da Saúde confirmou o primeiro registro no Brasil do subclado K da Influenza A (H3N2), conhecido como gripe K ou “super gripe”. A identificação foi feita em amostras analisadas no Estado do Pará e divulgada no Informe de Vigilância das Síndromes Gripais da Semana Epidemiológica 49, publicado em 12 de dezembro. Também foi detectado o subclado J.2.4, ambos já registrados anteriormente em países da América do Norte, Europa e Ásia.
Segundo a pasta, não há indícios de que o subclado K esteja associado a quadros mais graves, mantendo o comportamento típico da Influenza A sazonal. O informe aponta aumento ou estabilidade das internações por Influenza A em estados do Norte, Nordeste e em Santa Catarina, enquanto o Sudeste apresenta tendência de queda. Especialistas alertam para a circulação do vírus em diferentes regiões, com relatos de sintomas gripais intensos.
Mesmo com a identificação das novas variantes, o Ministério da Saúde reforça que a vacinação segue como a principal medida de prevenção contra casos graves, internações e mortes, especialmente entre idosos, crianças e pessoas com comorbidades. Organismos internacionais, como a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e a OMS (Organização Mundial de Saúde), alertam para a possibilidade de uma temporada de gripe mais precoce e intensa, recomendando o reforço da vigilância e da cobertura vacinal.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Secom/Jeferson Peixoto
Tags:Super gripe

