Pix lança atualização que amplia rastreamento e recuperação de valores em casos de fraude

Olha aí. A nova versão do Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta que rastreia e possibilita a devolução de valores em casos de fraude no Pix, passa a operar a partir deste domingo (23/11). A atualização permite acompanhar todo o percurso do dinheiro em golpes, fraudes ou coerções. Embora o uso seja opcional neste primeiro momento, passará a ser obrigatório para as instituições financeiras a partir de 2 de fevereiro de 2026.

Criado em 2021, o MED originalmente bloqueava apenas a primeira conta que recebia o valor fraudado, o que se mostrava insuficiente diante da rapidez dos golpistas para movimentar os recursos. Com o aprimoramento, o sistema passa a identificar possíveis caminhos do dinheiro e compartilhar essas informações entre os bancos, possibilitando a devolução em até 11 dias após a contestação do cliente.

Desde outubro, o Pix também conta com o “botão de contestação”, que permite ao usuário relatar fraudes diretamente no aplicativo da instituição. A funcionalidade integra o MED e acelera o bloqueio de valores em contas de criminosos, aumentando as chances de recuperação dos recursos por vítimas de operações indevidas.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Agência Brasil