Cidade baiana registra quase 40°C e tem segunda maior temperatura do País

Olha aí. O Município de Ibotirama, no Vale do São Francisco, marcou 38,9°C na sexta-feira (14/11) e ficou na segunda posição entre as Cidades mais quentes do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município só ficou atrás de Rio Sono, no Tocantins, onde os termômetros chegaram a 39,2°C.

O forte calor em Ibotirama veio acompanhado de alerta laranja por baixa umidade. A umidade relativa do ar variou entre 12% e 20% ao longo do dia, cenário que aumenta o risco de incêndios florestais e pode causar problemas de saúde, como ressecamento da pele e irritações nos olhos e vias respiratórias.

Localizada no semiárido baiano, a Cidade tem clima quente e seco, com pouca cobertura vegetal e índices reduzidos de umidade. Mesmo às margens do Rio São Francisco, a região registra picos frequentes acima de 35°C e, em alguns períodos, ultrapassa os 40°C, figurando entre as áreas mais quentes do país nas medições do Inmet.

Nos próximos dias, o calor deve continuar, mas há previsão de mudança no tempo a partir de quarta-feira. A chegada de áreas de instabilidade pode trazer chuva e queda nas temperaturas máximas, além de aumento na umidade do ar. Até a noite deste sábado, o alerta segue mantido para riscos à saúde e incêndios.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Mateus Pereira/GOVBA