
Olha aí. O Ministério de Minas e Energia confirmou que o Brasil não adotará o horário de verão em 2025. O esclarecimento foi divulgado na sexta-feira (3/10), no site oficial do governo federal, desmentindo rumores sobre uma possível retomada da medida que foi suspensa há seis anos.
O Horário de Verão tinha como principal objetivo a redução de consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora.
Em 2019, verificou-se que o Horário de Verão havia deixado de produzir os benefícios energéticos esperados, em função da mudança nos hábitos de consumo da população e da intensificação do uso de equipamentos de refrigeração durante a tarde. Assim, a máxima de energia havia deixado de ocorrer no período noturno, passando a se concentrar por volta das 15h, o que comprometia a efetividade da política.
O setor elétrico continua passando por mudanças significativas, especialmente em função da transição energética e das mudanças climáticas, razão pela qual o Ministério de Minas e Energia (MME), no âmbito do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) continuará avaliando periodicamente a adoção do Horário de Verão, com vistas a garantir a segurança e a confiabilidade do suprimento eletroenergético no País.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fonte: Secom / Governo do Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Tags:horário de verão