
Abra o olho. Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão o 13º salário em duas parcelas. A primeira será depositada entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Já a segunda parte do pagamento ocorrerá de 26 de maio a 6 de junho.
Os depósitos seguirão o calendário oficial do INSS, com base no número final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito verificador após o traço. Dessa forma, os primeiros pagamentos — programados para 24 de abril, quinta-feira após o feriado de Páscoa — serão destinados aos beneficiários cujo cartão termina em 1.
De acordo com o INSS, os primeiros a receber serão os segurados que ganham até um salário mínimo. Em seguida, será a vez dos beneficiários que recebem valores superiores, até o teto da Previdência.
A antecipação do pagamento do 13º deve injetar cerca de R$ 73,3 bilhões na economia, conforme estimativa do Ministério da Previdência Social.
O 13º salário dos beneficiários do INSS segue o mesmo modelo da gratificação natalina de trabalhadores da ativa: pago em duas etapas. Por lei, a primeira parcela pode ser quitada até o final de novembro, e a segunda até 20 de dezembro.
Tradicionalmente, o pagamento é feito no segundo semestre. No entanto, nos últimos anos, os governos de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva decidiram antecipar as parcelas como forma de estimular a economia — já que o pagamento está previsto no orçamento anual e não impacta negativamente as contas públicas.
Nos anos de 2022 e 2023, o benefício foi pago entre maio e junho. Em 2024, a antecipação ocorreu mais cedo, com a primeira parcela em abril.
Têm direito ao 13º salário os segurados que recebem benefícios previdenciários do INSS, como aposentadoria por idade, tempo de contribuição ou invalidez; pensão por morte; auxílio-doença; auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
A antecipação do benefício alcança todos os estados brasileiros, com impacto positivo nos mercados locais.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Tags:APOSENTADO, INSS