
Olha aí. Inteligência artificial e seus impactos, indústria criativa, processos lúdicos como inspiradores à produção, sustentabilidade ambiental e relações humanas. Estes são alguns dos temas que serão abordados nos próximos dias 22 e 23 de abril, terça e quarta-feira, no Parque Tecnológico da Bahia. Especialistas que integram os ecossistemas de Inovação do Estado e do Brasil falarão para um público formado por empreendedores, dirigentes de startups, educadores, criadores de conteúdos e pesquisadores de universidades.
O evento responde à Resolução 71/284 da Organização das Nações Unidas (ONU), que passou a celebrar em todo o mundo o dia 21 de abril como Word Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), quando são realizadas milhares de atividades gratuitas com a finalidade de promover o desenvolvimento humano. A ação se caracteriza pela participação voluntária. Para mais informações, os/as interessados/as podem acessar a programação no site da Parque Tecnológico.
Conforme Rafael Guedes, diretor-executivo da Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia (AEPTECBA), “nesses dois dias celebraremos a capacidade única de transformar ideias em ações que moldam nosso futuro. A criatividade é a força motriz da inovação e, como Parque, estamos comprometidos em cultivar um ambiente onde a imaginação inspira a todos a sonhar grande e agir com propósito”. A AEPTECBA é uma organização social sem fins lucrativos que tem contrato de gestão com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) para administrar o equipamento.
Programação
A abertura dos trabalhos ocorrerá dia 22/04, terça-feira, às 8h45, no auditório do Tecnocentro, que tem capacidade para 100 pessoas. No período da manhã, realizar-se-ão painéis que abordarão os temas “Criatividade nada artificial: descobrindo o lado humano da IA”; e “Gerações criativas – transformando talentos em impacto”. Ambos conduzidos por CEOs de startups do Parque. No turno da tarde, o painel “Sustentabilidade e inovação: transformando criatividade em impacto social e ambiental” tratará da questão alimentar. Já o painel “A morte da criatividade – inteligências artificiais”, conduzirá debate que permeia os paradoxos da IA na atualidade.
No dia 23/04 as atividades iniciarão às 9h com o painel “Inovação com propósito: como a Bahia está criando ecossistemas inclusivos para inovação empreendedora”, que debaterá a conjuntura baiana no segmento. Esta atividade será conduzida por técnicos da Secti e do time de Inovação do Parque. Posteriormente, os painéis “Não aperte minha mente” e “Capital mental – o norte da diferenciação” abordarão questões de ordem comportamental em relação às novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Neste mesmo dia, no turno da tarde, os trabalhos serão encerrados com palestra e rodas de conversas que envolverão temas relativos a negócios e relações humanas.
Além do auditório, os participantes também terão opção de acompanhar as palestras no Hub Office do Parque, situado na área externa e com capacidade para 50 pessoas. Neste espaço, no dia 23/04, às 16h, será oferecida a oficina Clara Design Circle (CDC), um jogo de roda criativa inspirada no Design Thinking que será ministrada pela analista de Inovação Katya Perazzo.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: divulgação/Secti
Tags:PARQUE TECNOLÓGICO