Pré-Carnaval: Fuzuê inicia maratona da folia em Salvador 

Começou a folia. Movimento sem cordas que leva tradicionais bandas de sopro, percussão e grupos culturais diversos para o Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), o Fuzuê antecipou para baianos e turistas um pouco da magia e animação do Carnaval de Salvador, que começa oficialmente na próxima quinta-feira, dia 27/2. Na tarde deste sábado, dia 22/2, o Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude saiu da região do Morro do Gato em direção ao Farol da Barra, abrindo o desfile com marchinhas, relembrando ao folião pipoca o clima dos antigos Carnavais.

Logo atrás do Bike Fuzuê e do Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude, o grupo Zambiapunga de Nilo Peçanha passou com pessoas mascaradas, tocando instrumentos feitos à base de ferramentas de trabalho e búzios, chamando a atenção da criançada.

Ludicidade – Pela Avenida Oceânica, grupos diversos usaram e abusaram das fantasias e desfilaram com animação. Foi possível ver capoeiristas, pessoas vestidas de smurfs, palhacinhos, fantasias egípcias, acrobatas, fanfarras, descendentes de indígenas caracterizados e blocos afro. As cores e ritmos atraíam a atenção do público, crianças brincavam com espumas e confetes enquanto as bandinhas e grupos culturais passavam.

Ciclismo – Além da passagem dos grupos musicais, a tarde contou também com a realização da 7ª edição do Bike Fuzuê, desfile de ciclistas em suas bicicletas fantasiadas, aliando prática esportiva à folia. Com apoio da Saltur, o desfile foi marcado pela realização de um concurso de fantasia carnavalesca que premiou o dono da indumentária mais criativa com uma bicicleta aro 26.

Serviços – Para a realização do Fuzuê e Furdunço, a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial de serviços envolvendo diversos órgãos municipais. O atendimento médico dos foliões, por exemplo, está garantido com a instalação de dois módulos de saúde, sendo um no Farol da Barra, com 20 leitos de observação e um de estabilização, e outro no Morro do Gato (Ondina), com 11 leitos, sendo um de estabilização. 

As estruturas estão abertas das 15h às 6h no Fuzuê, e das 12h às 6h no Furdunço. “Estamos prontos para iniciar a operação completa dos postos de saúde do Carnaval onde serão garantidos todo cuidado necessário ao folião. Às 15h demos o pontapé para as atividades do pré-Carnaval”, declarou o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Rodrigo Alves, que foi acompanhar o funcionamento dos módulos.

As ações também envolvem o monitoramento do trânsito pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e de transporte pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob); a segurança urbana e prevenção à violência pela Guarda Civil Municipal (GCM); a assistência social pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre); o ordenamento de ambulantes pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop); a fiscalização de estabelecimentos e monitoramento da poluição sonora pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur); a limpeza pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb); e o reforço na iluminação pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip/Semop), dentre outras ações.

Atrações – O Fuzuê contou com a participação de 44 grupos culturais, entre eles a banda A Mulherada, as Quadrilhas Juninas Forró Mandacaru, Forró Asa Branca e Forró do Luar, a Charanga Tamirzinho Kdis, a Escola de Samba Filhos da Feira, o Boi Tricotado, os Grupos Culturais Commanches do Pelô e Mascarados Maralegria, o samba junino Tô Aê, o grupo Paroano Sai Milhó, o Pierrot Tradição de Plataforma e os Afoxés Ayralogum, Babá Afoman, Filhos De Korin Efan, Korin Nagô e Relíquias Africanas.  

Neste domingo, dia 23/2, o Furdunço leva 59 atrações para o mesmo circuito, a partir das 14h. Dentre os presentes estão o grupo BaianaSystem, Tuca Fernandes, É o Tchan, Targino Gondim, Armandinho e os Irmãos Macedo, Parangolé, Kart Love, Babado Novo, Daniel Vieira, Mambolada, Daniela Mercury, Escandurras, Mudei de Nome, Filhos de Jorge e Olodum.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Otávio Santos/Secom PMS

Tags: