Dia de fé. Baianos e turistas lotaram as ruas do Rio Vermelho desde a madrugada do domingo, dia 2/2, para saudar Iemanjá. Em 2025, a festa em homenagem à Rainha do Mar completa 103 anos de tradição e tem como tema “Renascer com as Águas de Yemanjá”. A Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), participa da organização da festa, juntamente com a Colônia de Pesca Z1.
A programação teve início à meia-noite de sábado com a entrega do presente de Oxum no Dique do Tororó. Na madrugada de domingo, o presente principal de Iemanjá saiu do Terreiro Olufanjá – Ilê Axê Iyà Olufandê rumo à Colônia de Pesca Z1, onde ocorreu a tradicional alvorada de fogos. Pela tarde, os pescadores conduzirão a oferenda principal até a embarcação que seguirá pelo mar até o Buraco de Iaiá, buraco em formato de concha situado a três milhas náuticas da terra.
A festa também atrai pessoas de diferentes regiões e com formas singulares de homenagear Iemanjá.
O evento, um dos mais tradicionais do calendário cultural e religioso da Bahia, movimenta não apenas a fé dos devotos, mas também a economia local.
A tradição também encanta visitantes de fora da Bahia.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Jefferson Peixoto/ Secom PMS
Tags:Dia de Iemanjá, Rio Vermelho