Quase 10 mil ambulantes se cadastraram para festas populares de verão

Olha aí. A Secretaria de Ordem Pública (Semop) de Salvador anunciou que 9.131 ambulantes se inscreveram para participar das festas populares do próximo verão. O período de cadastro, que teve início em 11 de setembro e se encerrou na quinta-feira, dia 10/10, foi realizado de forma online, com suporte das Prefeituras-Bairro para aqueles que enfrentaram dificuldades de acesso à internet.

Os trabalhadores tiveram a possibilidade de se inscrever em mais de um evento, resultando em um total de 33.108 inscrições. O Carnaval lidera a lista, com 8.725 registros, seguido pelos eventos de pré-Carnaval (5.925), Festival Virada Salvador (5.877), Festa de Iemanjá (4.968), Lavagem do Bonfim (4.795) e Lavagem de Itapuã (2.818).

A Prefeitura de Salvador disponibilizará um total de 8.590 vagas para os festejos. “Encerramos o cadastramento dos ambulantes para as festas de 2024/2025 e agradecemos a todos que participaram. No dia 16 de outubro, vamos divulgar a primeira lista com os nomes aprovados. Nosso objetivo é garantir uma festa organizada, onde todos possam trabalhar de forma segura. Seguimos juntos, melhorando cada vez”, afirmou Alexandre Tinoco, titular da Semop.

Luciano Sandes, secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, ressaltou a parceria no processo de cadastro. “Esse esforço visa regulamentar e organizar a atividade dos vendedores ambulantes, promovendo um ambiente mais seguro e acessível tanto para os trabalhadores quanto para a população”, destacou.

Após o cadastramento, os trabalhadores passarão por uma seleção baseada em critérios sociais, validados pela Semop em colaboração com entidades como o Ministério Público do Trabalho e as Defensorias Públicas do Estado (DPE-BA) e da União (DPU), além de representantes dos próprios ambulantes.

O sistema de classificação dos ambulantes atribuirá pontos com base em diversos critérios, incluindo a residência em Salvador, a participação anterior em eventos e a condição de aposentado, idoso ou mãe solo. A participação em cursos de capacitação para a atividade exercida também será considerada. Os critérios são cumulativos, podendo somar até 11 pontos, garantindo uma maior igualdade de condições para todos os inscritos.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Lucas Moura/Secom PMS 

Tags:,