Estado da Bahia ganha mais de 100 novos sanitaristas pela Escola de Saúde Pública

Novos profissionais. Em uma cerimônia marcada por emoção, 134 profissionais graduados na área da saúde, ciências sociais, humanidades e áreas afins receberam na última sexta-feira, dia 14/7, o título de Sanitarista, pela Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA/SUPERH/SESAB). A solenidade de encerramento e certificação da 4ª turma do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) ocorreu no auditório Lúcia Alencar/SESAB, na presença de autoridades, corpo técnico e docente do curso, bem como de trabalhadores da ESPBA.

A Especialização em Saúde Pública é uma oferta permanente da ESPBA e nesta 4ª etapa alcançou maior abrangência, com significativa ampliação do número de vagas ofertadas para os profissionais e trabalhadores de saúde, de 07 (sete) Núcleos Regionais de Saúde (NRS) do Estado da Bahia: Centro Leste, Centro Norte, Extremo Sul, Leste, Nordeste, Oeste e Sudoeste, além da oferta de turmas para trabalhadores da Rede SESAB lotados em Salvador e da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF), totalizando 12 turmas simultâneas mediadas  com a combinação de recursos pedagógicos e aparatos tecnológicos.

No auditório, os participantes foram recepcionados pelo Grupo Vocal Pentágono, sob regência do Maestro Carlos Veiga Filho e coordenação de Valcy Perez. A cerimônia foi oficialmente aberta pela Coordenadora do Curso, Iolanda Nogueira que apresentou dados sobre a Especialização, traçando o perfil dos egressos e o desenho operacional do curso.

Em presença virtual, a Coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva, Rosa Maria Pinheiro, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), fez um resgate institucional sobre o CESP na Bahia, iniciado no Estado, pela ESPBA/SUPERH, em 2017, em ação coordenada pela Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA).

Fizeram parte ainda da mesa, o Subsecretário da Saúde, Paulo Barbosa, representando a Secretaria da Saúde, Roberta Santana, a Assessora técnica da Superintendência de Recursos Humanos, Jamile Lima, representando, a Superintendente da pasta, Janaína Peralta, a Coordenadora de Planejamento e Regionalização, Claudia Moura, representando a Diretora da ESPBA, Marília Fontoura e Luzia Delgado representando o Diretor Geral da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), Ricardo Mendonça.

Ao longo dos últimos 07 anos e com a nova turma, a Escola de Saúde Pública da Bahia chega à marca de 336 sanitaristas qualificados no Estado da Bahia, atuando no campo da Saúde Coletiva, de forma crítica e reflexiva, considerando a complexidade da saúde e os princípios do SUS.

SIGA @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fonte: ESPBA/SUPERH

Fotografia: Divulgação

Tags:, ,