“Temos oxigênio suficiente”, diz Bruno Reis

O prefeito Bruno Reis (DEM) garantiu, na manhã desta sexta-feira 15/1, em coletiva de imprensa, que Salvador possui estoque de oxigênio suficiente para suprir as unidades de saúde. De acordo com o gestor, a capital baiana não corre risco de sofrer com a falta de cilindros como acontece em Manaus, desde que a ocupação de leitos se mantenha na casa dos 70%. A declaração foi dada por Bruno durante a entrega de duas obras no bairro de Alto de Coutos, no Subúrbio.

“Estamos bem. Temos estoque suficiente. Nesta sexta-feira 15/1, estamos com 68% de ocupação de UTI, e temos mantido a média oscilando entre 62% e 72%. Dentro dessa média, estamos bem, a situação está sob controle. Qual o problema? Quando passar de 80%. Nesse momento, fatalmente teremos que tomar decisões para evitar uma propagação maior da pandemia”, afirmou.

Reis pediu a colaboração da população para manter as medidas de isolamento e cuidados que evitam a propagação do vírus. Segundo ele, um lockdown está fora dos planos para Salvador no momento. No entanto, não descartou a medida por completo. “Não quero e nem cogito que isso ocorra aqui nesse momento, mas esses são as únicas medidas que nós teremos disponíveis para adotar se houver o risco de perder o controle. O que seria perder o controle? não ter leito de UTI, não ter oxigênio, nem os insumos necessários para dar apoio às pessoas que necessitam do serviço de saúde”, contou o prefeito.

Fotografia: Divulgação/PMS

Tags: