Pan de Toronto: Etiene Medeiros conquista 1ª medalha de ouro das mulheres na natação

Etiene Medeiros conquistou o ouro em 100m costas - Jim Watson/AFP

O penúltimo dia da natação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto foi marcado pela primeira medalha de ouro feminina do Brasil na história da competição e por uma dobradinha do país. Etiene Medeiros ficou em primeiro lugar nos 100m costas e ainda conquistou a prata nos 50m livre. Nos 100m peito, Felipe França ficou com o ouro e Felipe Lima chegou logo na sequência.

Etiene Medeiros iniciou as finais desta sexta-feira com medalha de ouro para o Brasil nos 100m costas. A nadada terminou a prova em 59s51, derrubando o recorde do Pan que a norte-americana Olivia Smoliga havia estabelecido horas antes. Na final, Smoliga ficou em segundo, seguida da compatriota Clara Smiddy.

Etiene ainda ganhou mais uma medalha nesta sexta. A brasileira ficou com a prata nos 50m livre com o tempo de 24s55, ficando atrás apenas de Arianna Wanderpool-Wallace, das Bahamas.

O Brasil voltou ao ponto mais alto do pódio nos 100m peito masculino. Felipe França cravou 59s21, chegou em primeiro e ainda bateu o recorde da competição. O compatriota Felipe Lima veio na sequência, com 1m00s001, e garantiu a dobradinha brasileira. O canadense Richard Funk ficou em terceiro.

Nos 100m costas masculino, o Brasil ficou a 15 centésimos do ouro. Guilherme Guido nadou braçada a braçada com o americano Nicholas Thoman, que terminou a prova em 53s20, um pouco à frente do brasileiro, e ainda cravou o recorde da competição.

Nos 50m livre masculino, Bruno Fratus perdeu o primeiro lugar por 5 centésimos. O americano Josh Schneider completou a prova em 21s86, à frente do brasileiro, que conquistou a prata. O trinitino Josh Bovell ficou em terceiro.

O Brasil conquistou a medalha de bronze nos 400m livre. Leonardo de Deus percorreu o percurso em 3m50s30, ficando atrás do canadense Ryan Cochrane, que bateu o recorde do Pan, e do americano Ryan Feeley.

O Brasil ainda participou das provas de 100m peito feminino e 400m livre feminino, mas não conseguiu medalhas.

Após quatro dias de disputa, o Brasil tem oito ouros, cinco pratas e oito bronzes na natação e está atrás apenas dos EUA, que conquistaram nove ouros, sete pratas e nove bronzes na modalidade.

Foto/Fonte: AFP

Tags:, , ,