Temer completa um mês na presidência neste domingo (12)

Brasília - DF, 10/06/2016. Presidente interino Michel Temer durante encontro com Centrais Sindicais. Foto: Marcos Corrêa /PR

Prova de fogo. Neste domingo, dia 12/6, Michel Temer completa um mês como presidente interino do Brasil. Ele assumiu o poder após o Congresso Nacional aprovar a admissibilidade do processo deimpeachment da presidenta Dilma Rousseff e, nas últimas quatro semanas, conseguiu imprimir uma agenda positiva na área econômica.

Já em seu 1º dia de governo, Temer anunciou a intenção de extinguir milhares de cargos públicos até o fim deste ano e, na sexta-feira, dia 10/6, detalhou que vai cortar 4.307 funções e cargos comissionados em 30 dias. Em outro gesto, Temer anunciou o congelamento de nomeações para empresas estatais e fundos de pensão, até que a Câmara dos Deputados aprove projetos que limitam tais indicações a pessoas com qualificação técnica.

O presidente interino, na economia, alterou e aprovou a meta fiscal para 2016, que prevê déficit primário de R$ 170,5 bilhões. Medida que havia ficado parada durante meses, a Desvinculação das Receitas da União (DRU), que permite ao governo usar livremente parte de sua arrecadação, foi aprovada em dois turnos pelos deputados e agora será analisada no Senado.

 

Foto: Reprodução/Beto Barata/PR

Tags:, , , , ,