Vereador quer transporte de graça para portador de HIV em Salvador

luizcarlossuica

Para o vereador da capital baiana Luiz Carlos Suíca (PT) essa é uma forma de garantir a locomoção para o tratamento. Ele estuda a modificação do Projeto de Lei 4848, apresentado na Casa Legislativa, que institui o Dia Municipal do Canceriano e “Aidético”, expressões em desuso.
O projeto para o passe livre foi apresentado pelo membro da Rede Nacional de Positivos, Moysés Toniolo. Segundo ele, “muitos dos infectados não vão ao médico e terminam adoecendo e morrendo porque não têm como ir”.

No Brasil, estima-se que 278 mil pessoas são soropositivas e, na Bahia, 25.760.
Para Ênio Soares, da Secretaria Municipal de Saúde, a Aids hoje é um problema crônico. Ele disse que os idosos estão com taxa alta de detecção da doença, assim como os jovens. “Em 10 anos, houve uma redução tímida no número de óbitos, 6,4 por 100 habitantes em 2003 e 5,7 por 100 habitantes em 2013.”
De acordo com a representante do Fórum Baiano de ONG/Aids, Sandra Muñoz, existem inúmeras dificuldades em um relacionamento entre soropositivos. “[Quando as] mulheres casadas solicitam o uso da camisinha com seus maridos e não são atendidas, alguns destes momentos resultam em agressão doméstica, por causa da falta de entendimento do companheiro”.

Foto: Reprodução
*Com informações da Tribuna da Bahia

 

Tags:, , , ,