Vacinação de adolescentes sem comorbidade é suspensa em Salvador

A vacinação de adolescentes sem comorbidade foi suspensa em Salvador nesta quinta-feira 15/9. A suspensão obedece orientação do Ministério da Saúde e gerou confusão nas filas dos pontos de imunização. Na quarta-feira 15/9, a prefeitura havia anunciado a manutenção da imunização para os jovens de 14 anos ou mais. 

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, vinculada a pasta nacional da saúde, divulgou na manhã desta quinta-feira (16), a  Nota Técnica nº 40/2021. O documento revisa a recomendação para imunização contra COVID-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, restringindo o seu emprego somente aos adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem comorbidades, deficiência permanente, ou que estejam privados de liberdade. 

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do, subsidiada pela Câmara Técnica Assessora de Imunização da Covid-19 do MS, informou, ainda, que revisará, sempre que necessário, suas recomendações, com base em dados de segurança e na evolução das evidências científicas.

Seguindo a nova recomendação, a Prefeitura de Salvador suspendeu imediatamente a vacinação de adolescentes fora dos critérios estabelecidos, a partir de hoje (16). Com a mudança apenas os jovens com comorbidades podem seguir sendo vacinados em Salvador. Para este público estão reservados os seguintes locais de vacinação.

Drivers: 5º Centro de Saúde, Atakadão Atakarejo.

Pontos Fixos: 5º Centro de Saúde, UBS Virgílio de Carvalho, USF Cajazeiras V e USF Vila Matos.

Fotografia: Agência Brasil

Tags:,