Romário detona a CBF e Câmara diz que CPI sai ainda este ano

romario

Largou a joça. Em seu discurso desta quarta-feira, dia 16, na Câmara dos Deputados em Brasília, Romário aproveitou para criticar a CBF e pedir renovação na entidade que comanda o futebol brasileiro. Como resposta, o presidente da Casa, o deputado Henrique Alves, disse que a CPI da CBF, proposta pelo ex-jogador ainda em 2013, deve sair ainda este ano.

Durante o discurso, Romário atacou deputados que chama de “bancada da CBF”, e que constantemente votam contra projetos para moralizar o esporte, além de pedir mais democracia na CBF.

“Eu não me considero o dono da verdade, como os homens que tem mandado e desmandado no nosso futebol. Não tenho respostas prontas sobre o caminho a ser seguido, mas tenho certeza de que o futebol brasileiro precisa de mais democracia e mais transparência. Propostas importantes que poderiam moralizar o esporte passam por esta Casa, e são continuamente barradas pela Bancada da CBF. São colegas deputados como Rodrigo Maia, Guilherme Campos, Arnaldo Faria de Sá, Vicente Cândido, Jovair Arantes e Valdivino de Oliveira.”, disse ele.

Entre outras medidas propostas por Romário, duas chamam a atenção. A primeira é que a CBF ficaria obrigada a divulgar todas informações sobre suas receitas. “Desta forma, as contas da instituição estariam sujeitas a auditorias do Tribunal de Contas da União, quando requeridas pelo Poder Executivo ou pelo Legislativo”, explica o deputado.

A outra é que a entidade teria que contribuir com uma alíquota de 10% sobre as receitas auferidas com a exploração do futebol brasileiro. Essa verba seria destinada a um fundo de iniciação esportiva para crianças e adolescentes.

Ao final de seu discurso, Romário ainda questionou a eleição de Marco Polo Del Nero para a presidência da CBF, chamando-a de “clandestina e obscura” e pediu: “o futebol brasileiro não pode e não merece continuar a ser comandado por uma quadrilha”.

Foto: Reprodução/ Abr

Tags:, , ,